[2.34] ✋ 🇷🇺 UE aprova novas sanções à Rússia em momento de aproximação Washington-Moscovo
O palavreado está ao rubro, ou não estivéssemos no circo Trump. Factos: UE não consegue melhor que mais sanções, enquanto os EUA trazem a Rússia de volta ao palco internacional.
Nesta edição:
✋ 🏦 🇷🇺 Novas sanções à Rússia: UE impõe restrições mais rigorosas a bancos e meios de comunicação
🇺🇸 ❤️ 🇷🇺 EUA e Rússia restauram relações e procuram oportunidades económicas juntos
🇵🇸 👥 O Hamas entregará sábado os últimos reféns vivos da primeira fase: o que poderá acontecer agora?
🗳️ 🇩🇪 Futuro de Merz como chanceler alemão ligado ao fracasso dos pequenos partidos
📈 💶 Portugal atinge excedente externo recorde de 3,3% do PIB em 2024
⚖️ 🏛️ PS propõe revisão do Código de Conduta parlamentar
👶 Nascimentos em Espanha aumentam pela primeira vez em 10 anos, é o meu destaque para o pacote de notícias curtas a fechar esta edição
ATUALIDADE
✋ 🏦 🇷🇺 Novas sanções à Rússia: UE impõe restrições mais rigorosas a bancos e meios de comunicação
A União Europeia aprovou novas sanções contra a Rússia, com entrada em vigor prevista para a próxima semana, conforme confirmaram enviados e diplomatas da UE.
Este pacote de sanções tem como alvo mais de 70 navios da "frota fantasma" da Rússia, utilizados para contornar as restrições à exportação de petróleo.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE pretende aumentar a pressão sobre o Kremlin.
As medidas incluem proibições de viagem, congelamento de ativos e a desconexão dos bancos russos do sistema de pagamentos SWIFT.
A notícia - A União Europeia aprovou o seu 16.º pacote de sanções contra a Rússia, poucos dias antes do terceiro aniversário da invasão da Ucrânia. Esta decisão surge num momento peculiar de aparente aproximação entre Washington e Moscovo.
O presidente do Conselho Europeu iniciou uma ronda de contactos bilaterais com líderes dos Estados-membros para alcançar uma posição comum sobre a Ucrânia. A aprovação ocorre também horas antes de uma videoconferência entre líderes da UE, organizada pelo presidente francês Emmanuel Macron.
As novas sanções - O novo pacote inclui proibições de transações com portos e aeroportos russos, adiciona 73 navios à lista negra, desconecta 13 bancos do sistema SWIFT, e impõe sanções a 48 indivíduos e 35 entidades. Inclui ainda a retirada de licenças de emissão a oito meios de comunicação russos e vetos sobre importações e exportações de produtos específicos.
Rapidez - A presidência polaca do Conselho da UE conseguiu aprovar rapidamente estas sanções, contrastando com o processo anterior sob presidência húngara, país considerado mais próximo de Moscovo. Simultaneamente, o enviado especial de Donald Trump para a Ucrânia, general Keith Kellogg, visitou Bruxelas para reuniões com Ursula von der Leyen e o presidente do Conselho Europeu, seguindo depois para Kiev.
Fontes: El País, Kronen Zeitung, Deutschlandfunk, RFI, The Moscow Times (com AFP)
🇺🇸 ❤️ 🇷🇺 EUA e Rússia restauram relações e procuram oportunidades económicas juntos
Após quase três anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos da América e a Rússia retomaram o diálogo. Durante quase cinco horas, representantes de ambos os lados reuniram-se em Riade para discutir um futuro acordo alargado, mas que começa pela Ucrânia.
Quem participou?
EUA: Marco Rubio (Secretário de Estado), Mike Waltz (assessor de Segurança Nacional) e Steve Witkoff (enviado especial de Trump e seu amigo de longa data).
Rússia: Sergey Lavrov (Ministro dos Negócios Estrangeiros), Yuri Ushakov (assessor de Política Externa e ex-embaixador nos EUA) e Kirill Dmitriev (chefe do fundo soberano russo).
Anfitriões: Príncipe Faisal bin Farhan (Ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita) e Musaad al-Aiban (assessor de Segurança Nacional da Arábia Saudita).
Objetivos e resultados
A reunião foi definida como o “primeiro passo de uma longa viagem” para futuras negociações de paz e para restaurar plenamente as relações EUA-Rússia. Segundo Washington, ficou acordado:
criar um canal para resolver os casos “irritantes”, como a Ucrânia, na relação bilateral;
formar equipas de alto nível para desenvolver um acordo de paz duradouro;
promover futuras colaborações em áreas geo-políticas e oportunidades económicas.
Também se mencionou a preparação para um encontro presencial entre Putin e Trump, a recusa russa à presença de forças de paz europeias na Ucrânia, e discussões sobre alívio de sanções e oportunidades no setor do petróleo e gás.
Reações:
Ucrânia: Zelensky manifestou indignação por os EUA dialogarem com os “invasores” sem incluir a Ucrânia, enquanto Trump criticou a liderança ucraniana e sugeriu eleições.
Europa: A situação foi considerada “pior que na Guerra Fria”, com líderes europeus e aliados a terem uma segunda reunião em busca de uma posição conjunta.
Rússia: Moscovo mostra-se confiante, apesar dos desafios militares persistentes.
Esta reunião assinala um novo capítulo nas relações internacionais, preparando o terreno para futuras negociações e possíveis mudanças na dinâmica geopolítica.
Leituras
Trump rompe com décadas de política externa dos EUA para priorizar a normalização com a Rússia. O presidente culpa Zelenski, e não Moscovo, pela guerra: segundo ele, devia ter aceite a perda de território para evitar o conflito. Macarena Vidal Liy para o El Pais, a partir de Washington
Zelensky e Trump trocam farpas à medida que a disputa pelas conversações de paz se intensifica. O presidente Trump chamou “ditador” a Volodymyr Zelensky depois do presidente ucraniano contestar as suas declarações sobre a guerra com a Rússia. Andrew E. Kramer and Anton Troianovski para o New York Times (artigo paywalled aberto no link acima graças aos apoiantes de VamoLáVer)
Boris Johnson para a Europa: Trump está apenas a tentar chocar-vos.
O ex-primeiro-ministro britânico afirma que os comentários do presidente dos EUA sobre a Ucrânia não se destinam a ser historicamente precisos. No Politico
🇵🇸 👥 O Hamas entregará sábado os últimos reféns vivos da primeira fase: o que poderá acontecer agora?
O Hamas libertará no sábado os últimos seis reféns vivos dos 33 estipulados para a primeira fase do cessar-fogo e amanhã, quinta-feira, entregará os corpos de outros quatro cativos falecidos.
Com esta entrega, a milícia palestiniana cumpre a sua parte no acordo na primeira fase do cessar-fogo (que terminará no próximo 1 de março). E o Governo de Benjamin Netanyahu libertará todos os presos palestinianos com menos de 19 anos e mulheres que foram detidos durante a invasão de Gaza.
E agora, o que se passa?
Netanyahu afirmou que iniciará “esta semana” as negociações indiretas com o Hamas para a segunda fase do cessar-fogo, que deveria ter começado no passado dia 3 de fevereiro.
O que se espera da segunda fase?
Um dos pontos a tratar na segunda fase será quem governará a Faixa de Gaza no futuro, e Israel tem sido enfático em não aceitar um plano em que o Hamas continue no governo, nem que transfira a gestão do enclave para a Autoridade Nacional Palestina.
Israel confirmou que outra das suas exigências será a desmilitarização total de Gaza.
Além disso, durante a segunda fase do acordo deverá ocorrer a libertação do restantes reféns que permaneçam em Gaza, assim como a saída definitiva de Israel do território.
Leituras: El País, Semafor, Libération
Relacionada
🌍 Líderes de Espanha e Egito rejeitam transferência de Gaza. Em declaração conjunta em Madrid, o presidente do Governo espanhol e Abdel Fattah Al-Sisi afirmaram que Gaza pertence aos palestinianos e é parte do futuro Estado da Palestina, opondo-se à proposta de Trump para controlo norte-americano do território. • 24.sapo.pt
🗳️ 🇩🇪 Futuro de Merz como chanceler alemão depende do fracasso dos pequenos partidos
Friedrich Merz, líder da União Democrata-Cristã (CDU) da Alemanha e favorito para se tornar o próximo chanceler nas eleições de 23 de fevereiro, enfrenta um dilema peculiar. Apesar da posição favorável nas sondagens, o sucesso efetivo depende do fraco desempenho dos partidos menores. O líder da CDU manifestou abertamente a preferência por formar governo com apenas um parceiro de coligação, em vez de dois.
O cenário político atual mostra a CDU na liderança, seguida pela Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita excluído como possível parceiro de coligação pelos partidos tradicionais. No entanto, a verdadeira tensão reside no desempenho de três partidos menores que lutam pela sobrevivência política.
Partidos em risco - Três formações políticas - A Esquerda (Die Linke), a Aliança Sahra Wagenknecht (BSW) e o Partido Democrático Liberal (FDP) - encontram-se perigosamente próximas do limiar de 5% necessário para conseguir representação no parlamento de 630 lugares.
Sistema eleitoral alemão - Se algum destes partidos não atingir os 5% necessários, os lugares não reclamados serão distribuídos proporcionalmente entre os partidos que conseguirem representação parlamentar, potencialmente fortalecendo uma futura coligação liderada pela CDU.
Os cenários - O desfecho mais provável, e com maior garantia de tranquilidade governativa, é uma coligação entre a CDU e o SPD. Mas dependendo dos resultados, não está posto de parte um entendimento da CDU com os Verdes, que têm resistido politicamente e seriam um parceiro mais “macio”.
Fonte: Politico
📈 💶 Portugal atinge excedente externo recorde de 3,3% do PIB em 2024
A notícia - O Banco de Portugal (BdP) anunciou que a economia portuguesa alcançou um excedente externo histórico de 9.300 milhões de euros em 2024, representando 3,3% do PIB. Este valor supera significativamente o registado em 2023, que foi de 5.300 milhões de euros (2,0% do PIB). A balança de bens e serviços apresentou um saldo positivo de 6.700 milhões de euros, com o setor dos serviços a compensar largamente o défice da balança de bens.
O setor do turismo destacou-se com receitas recordes de 27.651 milhões de euros, sendo os principais mercados emissores o Reino Unido (4.100 milhões), França (3.200 milhões) e Alemanha (3.100 milhões).
As remessas de emigrantes mantiveram-se como componente importante do rendimento secundário, com destaque para as transferências provenientes da Suíça (1.135 milhões), França (1.109 milhões) e Reino Unido (719 milhões).
A balança de serviços atingiu um excedente de 11,2% do PIB, o valor mais elevado desde 1999, impulsionado pelo crescimento das exportações (8,1%) superior ao das importações (6,8%).
Aprofundar: Lusa
⚖️ 🏛️ PS propõe revisão do Código de Conduta parlamentar com novas sanções
A notícia - O Partido Socialista (PS) apresentou uma proposta de revisão do Código de Conduta da Assembleia da República que inclui novas medidas disciplinares para deputados, incluindo a possibilidade de retirada da sala de sessões em casos de comportamento grave reiterado e a suspensão de participação em ações externas em representação do parlamento. A proposta, apresentada pelo vice-presidente da bancada do PS, Pedro Delgado Alves, recebeu reações diversas dos outros partidos durante uma reunião da conferência de líderes que durou três horas.
O Partido Social Democrata (PSD), pela voz do líder da bancada parlamentar, Hugo Soares, manifestou dúvidas sobre a possibilidade de regular a boa educação, defendendo que deve caber aos eleitores penalizar comportamentos inadequados, embora admita discutir alterações desde que feitas com bom senso.
O Partido Comunista Português, através de Paula Santos, manifestou oposição específica à instituição de sanções que afetem o exercício do mandato de deputado, particularmente no que diz respeito a suspensões.
O Livre, através de Isabel Mendes Lopes, apoiou a necessidade de criar instrumentos mais robustos para proteger o parlamento contra comportamentos que visem prejudicar o trabalho parlamentar e degradar a instituição.
Fonte: RTP
Portugal
♻️ O administrador da LIPOR alerta para emergência nacional nos resíduos, após prejuízos de 2,9 milhões de euros em 2023. Fernando Leite considera insuficientes os 475 milhões de euros do PERSU 2030, face aos 3,7 mil milhões necessários para investimentos no setor. • 24.sapo.pt
🇵🇹 O presidente do Chega, André Ventura, defendeu que os eleitores devem avaliar os políticos, não os próprios deputados. A conferência de líderes decidiu debater sanções a deputados com conduta grave, no âmbito da revisão do Código de Conduta. • 24.sapo.pt
⚖️ A Comissão de Transparência aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de Miguel Arruda, deputado eleito pelo Chega nos Açores acusado de oito crimes. O deputado não inscrito, anteriormente do Chega, terá lugar em três comissões: Assuntos Constitucionais, Orçamento e Finanças, e Ambiente e Energia. • cnnportugal.iol.pt
🏛️ O Parlamento vai reanalisar o decreto vetado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a desagregação de 135 uniões de freguesias, que visa repor 302 autarquias locais. A reapreciação ocorrerá a 5 de março, com PSD e PS já manifestando intenção de reconfirmar o texto, contrariando o veto presidencial. • cnnportugal.iol.pt
União Europeia
👶 Nascimentos em Espanha aumentam pela primeira vez em 10 anos. Em 2024, registaram-se 322.034 nascimentos, representando um crescimento de 0,4% face ao ano anterior, embora os números totais ainda mostrem uma queda de 24,7% em comparação com 2014. • elpais.com
🌱 UE chega a acordo para reduzir desperdício alimentar. O pacto estabelece metas vinculativas até 2030, incluindo redução de 10% no processamento de alimentos e 30% per capita no retalho, restaurantes e residências, usando como referência a média anual entre 2021 e 2023. • 24.sapo.pt
Economia
💰 O ouro atingiu novo máximo histórico de 2.946,59 dólares por onça, superando o recorde anterior de 2.942,68 dólares registado em 11 de fevereiro. A subida de 0,28% ocorre num contexto de tensões geopolíticas relacionadas com as negociações na Ucrânia e novas tarifas americanas. • 24.sapo.pt
🇬🇧 A inflação no Reino Unido subiu para 3% em janeiro, acima do objetivo de 2% do Banco de Inglaterra. O aumento foi impulsionado por produtos alimentares e novas regras fiscais nas escolas públicas. • 24.sapo.pt
Mundo
🇧🇷 O ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado de liderar uma tentativa de golpe após perder a eleição presidencial de 2022. A acusação inclui um plano para envenenar o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro, de 69 anos, nega as acusações e alega ser vítima de uma perseguição política. • bbc.com
💰 O presidente argentino Javier Milei enfrenta acusações penais. Promoveu a criptomoeda $LIBRA, que resultou numa fraude de 100 milhões de dólares, afetando até 44.000 pessoas. A investigação pode imputá-lo por fraude, tráfico de influências e uso indevido de informação. Milei alega que apenas "difundiu" a criptomoeda, mas enfrenta crescente pressão judicial. • publico.es
🌾 Insegurança alimentar em Moçambique atinge níveis históricos preocupantes. Quase 5 milhões de pessoas estão ameaçadas pela falta de alimentos até março de 2025, com 912 mil em situação de emergência, no maior registo desde 2017, agravado pela seca e pelo fenómeno El Niño. • 24.sapo.pt
RELEMBRANDO
Não lemos todas as newsletters todos os dias, naturalmente… Podem ter-lhe escapado estes assuntos:
[2.33] 🇪🇺 💪 Não subestimem a União Europeia. Entre a Europa e os Estados Unidos, a fratura é profunda, a rotura é histórica, escreve o Le Monde em editorial. Se Vance não é flor que se cheire, a Europa não é poder que se minimize.
[2.32] 🏛️ 💢 PS propõe alterações ao código de conduta parlamentar após insultos do Chega a deputada cega. O caso fez o impensável: exceto a prevaricadora, todas as bancadas se uniram na condenação dos insultos. Se será suficiente para melhorar a imagem pública do Parlamento, é o que está por saber.
[E.13] 🏛️ 🇩🇪 Recessão, guerra e declínio industrial — e o eleitor alemão distraído com os imigrantes. O centro-direita regressará ao poder e Merz será chanceler. Mas as eleições no país mais populoso da União Europeia ditarão uma fragmentação partidária que exigirá coligações complexas
Não perca VamoLáVer para os filtros de spam
Quer garantir que não perde nenhuma atualização da sua newletter ? Veja estas dicas simples para diferentes aplicações de correio eletrónico.
Gmail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Clique nos três pontinhos no canto superior direito
Selecione 'Marcar como importante'
Outlook
Clique com o botão direito do rato no endereço de e-mail do VamoLáVer
Escolha 'Adicionar aos Contactos do Outlook'
Apple Mail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Clique no endereço de e-mail da newsletter
Selecione 'Adicionar aos Contactos' ou 'Adicionar aos VIP'
Yahoo Mail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Passe o rato sobre o endereço de e-mail
Clique em 'Adicionar aos Contactos'
Triste Europa.
Tristes dirigentes (?) que temos!
Perguntou-me para que serve a NATO neste momento. Só se for para defender os EUA da China.
O que é que estamos à espera para sair da NATO e tratarmos da nossa vida? Os EUA enquanto parceiro já deram o que tinham a dar. A democracia (?) deles não é a nossa.
Temos uma oportunidade única para nos unirmos.
É difícil? Pois é, mas ao menos mostramos que somos uma União.
E livrem-se de aumentar, seja em que escala for, a participação na NATO. Acho que isso acontecer, não será só de fora que vos farão a vida negra.
Vocês gostarão de ser gozados, nós não!