[2.29] 🌏💰 China retalia contra Trump impondo novas tarifas aos EUA e investigação à Google
O défice comercial disparou como consequência das tarifas e Trump faz o costume: dispara parvoíces que nos mantêm distraídos. Agora é tornar a Palestina na Riviera do Médio Oriente. Sem palestinianos.
Nesta edição:
China retalia contra EUA com novas tarifas e investigação à Google
Déficit comercial dos EUA dispara antes do segundo mandato de Trump
A “Riviera” de Trump: varrer os palestinianos e assumir o controlo de Gaza
As reações: tirando o próprio e os extremistas israelitas, todo o mundo é contra
Cimeira de Inteligência Artificial em Paris
Governo revê em alta número de imigrantes em Portugal
Entidade para a Transparência desmente ex-secretário de Estado sobre empresas imobiliárias
PSD propõe medidas para aumentar participação eleitoral dos portugueses no estrangeiro
E as breves, com destaque para a aprovação do orçamento francês.
ATUALIDADE
🌏💰 China retalia contra EUA com novas tarifas e investigação à Google
Tarifa adicional de 10% entra em vigor sobre as exportações chinesas para os EUA
China impõe tarifas limitadas a um conjunto mais reduzido de importações estado-unidenses
China inicia investigação anti-monopólio contra a Google
Pequim impõe controlos às exportações de metais
"Está tudo bem", diz Trump sobre as tarifas de retaliação
A notícia - A China anunciou esta terça-feira um pacote de medidas económicas em resposta às tarifas de 10% impostas pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, sobre as importações chinesas. O Ministério das Finanças chinês implementará, a partir de 10 de fevereiro, taxas de 15% sobre carvão e gás natural liquefeito, e 10% sobre petróleo bruto, maquinaria agrícola e automóveis de grande cilindrada. Adicionalmente, Pequim iniciou uma investigação antimonopólio à Google e incluiu duas empresas americanas - Illumina e PVH Group (proprietária das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger) - na sua lista de entidades não fiáveis.
O Ministério do Comércio chinês também anunciou novos controlos de exportação sobre mais de duas dezenas de produtos metálicos e tecnologias relacionadas, incluindo tungsténio e telúrio, materiais críticos para aplicações industriais e de defesa.
Impacto económico das medidas - As novas tarifas chinesas afetam cerca de 20 mil milhões de dólares em importações anuais dos EUA, aproximadamente 12% do total, um valor significativamente menor comparado com os 450 mil milhões de dólares em produtos chineses visados pelos EUA.
Contexto diplomático - O Presidente dos EUA espera falar com o líder chinês Xi Jinping nos próximos dias, numa tentativa de abordar questões como o défice comercial, a rivalidade tecnológica e militar, e o comércio de fentanil. Trump conseguiu pausar tarifas semelhantes com México e Canadá após conversações bem-sucedidas.
Mercados financeiros - As bolsas asiáticas reagiram positivamente, com o índice Hang Seng de Hong Kong a subir 2,8%, o Nikkei japonês 0,7% e o KOSPI sul-coreano 1,1%. O yuan offshore registou uma queda de 0,3% face ao dólar.
Caso PVH - A empresa americana, que opera na China há 20 anos, manifestou surpresa e deceção com a decisão, afirmando manter rigorosa conformidade com todas as leis e regulamentos relevantes. O Ministério do Comércio chinês alega discriminação contra empresas chinesas, sem fornecer detalhes específicos.
Aprofundar: edition.cnn.com, expresso.pt
Relacionada
🌏 O governo espanhol procura equilibrar relações comerciais entre a aproximação à China e Índia e a manutenção da aliança com os EUA. O Ministro de Assuntos Exteriores, José Manuel Albares destaca a importância destes dois países asiáticos para a economia mundial, enquanto a UE se prepara para responder aos novos impostos de Trump. • publico.es
📈📉 Déficit comercial dos EUA dispara antes do segundo mandato de Trump
O défice comercial dos Estados Unidos aumentou significativamente no final de 2024, impulsionado por uma subida nas importações antes do início do segundo mandato de Donald Trump e da implementação das suas promessas de tarifas comerciais.
Em dezembro, o défice no comércio de bens e serviços cresceu quase 25% em relação ao mês anterior, atingindo 98,4 mil milhões de dólares, segundo dados do Departamento de Comércio. Este aumento culminou num défice anual de 918,4 mil milhões de dólares, o segundo maior desde 1960. A corrida às importações incluiu um aumento expressivo de produtos industriais, numa tentativa das empresas americanas de garantirem abastecimento antes da entrada em vigor das tarifas. Além disso, muitos importadores procuraram evitar possíveis perturbações devido a uma greve de estivadores, que acabou por ser evitada no último momento.
As tarifas prometidas por Trump visam impulsionar a produção interna e ajustar políticas comerciais consideradas injustas, afetando os principais parceiros comerciais dos EUA. Tarifa de 25% sobre todos os produtos do Canadá e do México foi adiada por 30 dias após negociações sobre migração e tráfico de drogas, enquanto uma tarifa de 10% sobre as importações da China entrou imediatamente em vigor. O défice com o México atingiu um recorde de 171,8 mil milhões de dólares em 2024, enquanto o défice com a China aumentou para 295,4 mil milhões.
Síntese dos efeitos: As novas tarifas complicarão a vida das empresas que dependem de custos mais baixos e cadeias de fornecimento globais. A reconfiguração dessas cadeias não será fácil, e a forte procura interna nos EUA, aliada ao dólar valorizado, continuará a impulsionar as importações e a agravar o défice.
Fonte: financialpost.com
🌍🏗️ A “Riviera” de Trump: varrer os palestinianos e assumir o controlo de Gaza; direita israelita delira
Donald Trump propôs que os EUA "assumissem o controlo" e requalificassem a Faixa de Gaza, com os palestinianos a serem realojados em "vários locais", em projetos financiados por países vizinhos.
Trump idealiza tornar Gaza na "Riviera do Médio Oriente" e afirmou: "Os EUA vão assumir o controlo da Faixa de Gaza e vamos fazer um bom trabalho lá também."
Questionado sobre uma solução de dois Estados, Trump evitou responder e descreveu Gaza como um "inferno", "um símbolo de morte e destruição". Demarcou-se da opção, defendida pelo seu antecessor Joe Biden e por boa parte da comunidade internacional: "Não vai funcionar. Nunca funcionou e nunca funcionará."
A Arábia Saudita reafirmou a sua rejeição inequívoca de qualquer violação dos direitos legítimos do povo palestiniano.
Netanyahu apoiou o anúncio de Trump, afirmando que garantiria que Gaza nunca representasse uma ameaça a Israel.
Donald Trump afirmou que os EUA iriam demolir os edifícios destruídos para criar empregos e habitação na zona. Trump insistiu que os palestinianos "não têm alternativa" senão deixar Gaza, descrevendo-a como "um grande monte de escombros."
Reações
🏛️ O primeiro-ministro português condenou qualquer limpeza étnica em Gaza. Luís Montenegro rejeitou tirar conclusões precipitadas das declarações de Trump sobre a retirada dos palestinianos, reafirmando a posição do governo português na defesa da solução dos dois estados. • sicnoticias.pt
🌍 O mundo árabe rejeitou unanimemente a proposta de Trump sobre o controlo americano da Faixa de Gaza e o deslocamento forçado de dois milhões de palestinianos. A Arábia Saudita reafirmou a posição inflexível, defendendo um Estado palestiniano independente com Jerusalém Oriental como capital. • liberation.fr
🏛️ A proposta gerou condenação internacional, incluindo de França, Reino Unido e Alemanha, enquanto decorrem negociações para prolongar a trégua entre Israel e o Hamas. • lemonde.fr
🇵🇸 O PCP exige ao Governo português que condene as declarações de Donald Trump sobre Gaza. • rtp.pt
🏛️ O primeiro ministro britânico, Keir Starmer, respondeu afirmando que os palestinianos "devem poder voltar para casa". • politicshome.com
🇵🇸 Palestina e Egito rejeitam proposta de Trump sobre Gaza. O plano do ex-presidente americano de realojar permanentemente palestinianos fora de Gaza e transformar o território numa "Riviera do Médio Oriente" foi denunciado por vários líderes mundiais, incluindo a Alemanha e a Rússia, como violação do direito internacional. • africanews.com
🤖🇫🇷 Cimeira de Inteligência Artificial em Paris
A notícia - Na próxima semana, Paris será o palco de uma cimeira internacional sobre inteligência artificial (IA), onde se espera que a administração Trump encontre um terreno comum com a China e quase 100 outras nações. O evento, co-organizado pela França e pela Índia, decorrerá nos dias 10 e 11 de fevereiro e terá como foco sistemas de código aberto e energia limpa para centros de dados. Entre os participantes estarão executivos de topo de empresas como a Alphabet e líderes governamentais, incluindo o vice-presidente dos EUA, JD Vance. Um dos momentos altos será a intervenção de Sam Altman, CEO da OpenAI.
Acordo não vinculativo em negociação - Está em discussão um comunicado de princípios para a gestão da IA, que incluiria assinaturas dos EUA, China e outros países, representando um grande avanço se for alcançado.
França promove competitividade europeia - A França está a usar a cimeira para destacar a IA como um vetor de competitividade para o país e para a Europa, evitando novas regulamentações que possam travar a inovação.
Distribuição de benefícios da IA - A cimeira abordará como distribuir os benefícios da IA para países em desenvolvimento, com modelos mais baratos de empresas como a startup francesa Mistral e a chinesa DeepSeek.
Compromissos financeiros e energéticos - Espera-se que filantropias e empresas se comprometam com um financiamento inicial de 500 milhões de dólares, aumentando para 2,5 mil milhões em cinco anos, para projetos de interesse público em IA. A França também planeia anunciar iniciativas relacionadas com a sua energia nuclear limpa para apoiar as ambições climáticas e de IA globais.
Fonte: reuters.com
📊 🌍 Governo revê em alta número de imigrantes em Portugal
A notícia - O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou que nas próximas semanas será revelada uma revisão significativa do número de imigrantes em Portugal, que ultrapassará largamente as estatísticas anteriores. De acordo com o Relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de setembro de 2024, Portugal já contava com 1.044.606 cidadãos estrangeiros com autorização de residência, um aumento de 33,6% face a 2023.
O ministro revelou que existem cerca de 440 mil processos pendentes para tratar, referentes a 2023, além de uma entrada "muito volumosa" de manifestações de interesse posteriores.
O ministro da Presidência critica gestão do anterior Governo socialista de António Costa, iniciada em 2017, classificando-a como "irresponsável", e aponta críticas ao atual líder do PS, Pedro Nuno Santos.
Em seis anos Portugal registou um aumento extraordinário de imigrantes legais, passando de 480.300 em 2017 para mais de um milhão em 2024, mais que duplicando o número inicial.
Fonte: observador.pt
🏢 💼 Entidade para a Transparência desmente ex-secretário de Estado sobre empresas imobiliárias
A notícia - A Entidade para a Transparência contradiz as declarações de Hernâni Dias, ex-secretário de Estado, sobre a criação de duas empresas imobiliárias. O antigo governante afirmou ter recebido aval prévio do organismo, mas a entidade esclarece que o contacto foi apenas telefónico, não vinculativo, e posterior à constituição das empresas. O caso tem gerado pressão crescente sobre o primeiro-ministro Luís Montenegro, que mantém silêncio desde a demissão de Dias em 28 de janeiro.
Bloco de Esquerda questiona a veracidade das declarações através da deputada Joana Mortágua, que já solicitou esclarecimentos adicionais à Entidade para a Transparência sobre a existência de parecer favorável.
O Livre exige posicionamento do Governo através da líder parlamentar Isabel Mendes Lopes, que considera necessário aprofundar a investigação sobre a constituição das empresas e o contexto envolvente.
A cronologia dos acontecimentos revela discrepâncias, pois segundo a Entidade para a Transparência, o contacto só ocorreu a 6 de janeiro de 2025, após a criação das empresas, contrariando a versão apresentada por Hernâni Dias na Comissão parlamentar.
Fonte: publico.pt
🗳️ 🇵🇹 PSD propõe medidas para aumentar participação eleitoral dos portugueses no estrangeiro
A notícia - O Partido Social Democrata (PSD) vai apresentar na Assembleia da República várias propostas de recomendação ao Governo sobre as comunidades portuguesas no estrangeiro, com especial enfoque no aumento da participação eleitoral. Entre as principais medidas, destaca-se a criação de um projeto-piloto de voto eletrónico não presencial e a introdução do voto antecipado em mobilidade para os eleitores residentes no estrangeiro. A baixa participação eleitoral é evidenciada pelos números: nas legislativas de 2024, apenas 21,56% dos 1.546.747 inscritos votaram.
O PSD defende melhorias na rede consular, incluindo a criação de novos consulados em locais onde foram extintos vice-consulados, como Toulouse, Providence e várias cidades brasileiras, além da contratação de 50 novos funcionários para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
As propostas incluem medidas específicas para apoiar associações de portugueses no estrangeiro, especialmente as que integram jovens, através de bolsas de estudo, programas culturais e cursos de língua portuguesa.
O partido propõe iniciativas para promover a igualdade de género nas comunidades portuguesas, incluindo ações de formação, programas de inserção profissional e combate à violência de género.
Fonte: rtp.pt
Portugal
🤝 O governo comprometeu-se a apresentar uma lei do financiamento do setor social e solidário até ao final do ano. Esta lei visa definir atualizações dos acordos de cooperação sem depender de aumentos extraordinários, garantindo estabilidade financeira e permitindo investimentos confiantes no setor social. • observador.pt
👔 A ministra do Trabalho anunciou nova iniciativa governamental para repor integralmente o acordo da Concertação Salarial, após o chumbo do leque salarial pela oposição no parlamento. O Governo pretende levar novamente a matéria à Assembleia da República. • rr.sapo.pt
🗳️ Ângelo Correia anuncia apoio a Gouveia e Melo para a presidência. O ex-ministro da Administração Interna, de 79 anos, justifica o apoio com o conhecimento pessoal do almirante e defende que esta candidatura transmitirá confiança, esperança e inclusão ao país. • expresso.pt
📝 Tiago Mayan Gonçalves foi expulso da Iniciativa Liberal. A decisão foi tomada após Mayan Gonçalves admitir ter falsificado assinaturas do júri do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense. O documento, datado de 16 de setembro, foi falsificado enquanto presidia a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. • cnnportugal.iol.pt
🗳️ Rui Moreira anunciou que Filipe Araújo será candidato à presidência da Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas. O anúncio foi feito durante um evento no Parque da Cidade, embora Filipe Araújo, atual vice-presidente, tenha considerado não ser o momento ideal para confirmar a candidatura. • publico.pt
👨⚖️ O deputado Miguel Arruda vai manter o lugar na última fila do hemiciclo junto à bancada do Chega, decisão tomada na conferência de líderes parlamentares. O Chega, pelo qual foi eleito nos Açores, foi o único a opor-se à localização do agora deputado não inscrito. • rr.sapo.pt
👩⚖️ Isabel Pires vai substituir José Soeiro na Assembleia. A dirigente bloquista, de 34 anos, que já exerceu mandato em substituição de Marisa Matias, assume o lugar após Soeiro deixar o cargo para lecionar na Faculdade de Letras do Porto. Pires tem mestrado em Ciência Política e integra a Mesa Nacional e a Comissão Política do BE. • publico.pt
União Europeia
📉 O Banco de Espanha alerta para o empobrecimento das famílias nas últimas duas décadas. Os dados revelam que os nascidos nos anos 80 acumulam apenas 107.031 euros de riqueza líquida aos 45 anos, praticamente metade do valor (200.000 euros) que a geração nascida em 1960 possuía na mesma idade. • publico.es
🏛️ O Governo francês sobreviveu a moção de censura no parlamento, após o primeiro-ministro François Bayrou ter usado poderes constitucionais especiais para aprovar o orçamento de 2025 sem votação. A moção obteve apenas 128 votos, longe dos 289 necessários, com socialistas e extrema-direita a recusarem apoiá-la. • apnews.com
🛍️ A Comissão Europeia lança investigação à plataforma chinesa Shein. A ação visa averiguar práticas desleais na UE, à semelhança da investigação anterior à Temu, com foco em encomendas de baixo valor entre 10 e 30 euros que podem representar riscos para a saúde, segurança e ambiente. • cnnportugal.iol.pt
💼 O presidente do Governo espanhol aprovou em Conselho de Ministros uma nova lei laboral que reduz a jornada máxima semanal de 40 para 37,5 horas, sem cortes salariais. A medida inclui ainda um sistema mais rigoroso de registo horário e um direito ampliado à desconexão do trabalhador. • elpais.com
🏛️ O ex-secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, foi nomeado ministro das Finanças da Noruega, após deixar a liderança da aliança militar em 2024. A nomeação surge no âmbito de uma remodelação governamental, após o colapso da coligação governamental norueguesa devido a disputas sobre diretivas energéticas da UE. • cnbc.com
Economia
✈️ O Tribunal Geral da UE rejeitou um recurso da Ryanair contra a ajuda estatal de 1,2 mil milhões de euros concedida à TAP em 2020. A decisão surge após um processo inicial em que a Ryanair conseguiu anular a autorização, mas a Comissão Europeia voltou a aprovar o auxílio em 2021. • cnnportugal.iol.pt
Mundo
🏥 Argentina anuncia saída da Organização Mundial de Saúde. O porta-voz presidencial Manuel Adorni confirmou que o Presidente Javier Milei ordenou a retirada do país da OMS, uma decisão que poupará 10 milhões de dólares anuais e se baseia em divergências profundas com a agência, especialmente durante a pandemia. • en.mercopress.com
🗺️ O Parlamento da Gronelândia aprovou uma nova lei que proíbe partidos políticos de receberem contribuições estrangeiras ou anónimas. A medida surge após Donald Trump ter manifestado interesse em que os Estados Unidos adquirissem esta ilha ártica pertencente à Dinamarca, visando proteger a integridade política do território. • apnews.com
Não perca VamoLáVer para os filtros de spam
Quer garantir que não perde nenhuma atualização da sua newletter ? Veja estas dicas simples para diferentes aplicações de correio eletrónico.
Gmail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Clique nos três pontinhos no canto superior direito
Selecione 'Marcar como importante'
Outlook
Clique com o botão direito do rato no endereço de e-mail do VamoLáVer
Escolha 'Adicionar aos Contactos do Outlook'
Apple Mail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Clique no endereço de e-mail da newsletter
Selecione 'Adicionar aos Contactos' ou 'Adicionar aos VIP'
Yahoo Mail
Abra um e-mail do VamoLáVer
Passe o rato sobre o endereço de e-mail
Clique em 'Adicionar aos Contactos'
RELEMBRANDO
Não lemos todas as newsletters todos os dias, naturalmente… Podem ter-lhe escapado estes assuntos:
[2.28] 🤝 🛃 EUA suspendem tarifas ao México após acordo bilateral. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, telefonou a Trump e ganhou um mês de moratória. África do Sul propõe reter a exportação de minerais para os EUA. China ressuscita acordo pré-Covid.
[2.27] 🛡️🚨 A firewall alemã contra a extrema-direita resistirá às eleições de fevereiro?. Avolumam-se os sinais de brechas no dique que tem mantido a Alemanha a funcionar. E de desorientação, tanto nos políticos como nos analistas. Tudo dependerá da relação de Friedrich Merz com o medo.
[2.26] Von der Leyen apresenta Bússola para a Competitividade para impulsionar economia europeia. Uma revolução prometida: mudar estruturalmente a economia do bloco. Porque se aceitou finalmente o fim da "Era Dourada" da mão de obra barata chinesa e da energia russa a baixo custo