[AMA.1] Como VamoLáVer usa a inteligência artificial?
Há algum preconceito e muito desconhecimento sobre a inteligência artificial. Não tenho respostas filosóficas, mas tenho práticas: pergunte-me tudo o que desejar saber sobre o uso da IA no VamoLáVer.
Há um par de semanas coloquei um post no grupo do Facebook, que repliquei na minha página, sobre uma nova ferramenta de auxílio à edição da newsletter: um módulo de revisão responsável por uma primeira triagem de erros e defeitos de linguagem — ou seja, uma “inteligência artificial” que preparei e “eduquei” para essa tarefa de pré-rever os textos, de forma a poupar-me, e à Ana, algum do tempo dedicado à revisão e controlo de qualidade dos textos.
Os comentários, conversas e reações que se seguiram deixaram-me a pensar que é elevado o número de pessoas que se interessam pelos processos de edição “aumentados” pela inteligência artificial. Ao fim de alguns dias de reflexão, achei que o melhor era produzir um formato AMA (ask me anything) — uma página que recolhe e centraliza as perguntas dos assinantes, bem como as minhas respostas, num processo informal e aberto que, espero, encoraja os leitores a colocarem as suas questões.
Sem pretender fazer disto um curso de utilização de inteligência artificial nem um guia de iniciação, utilizarei uma linguagem prática, com exemplos de como faço ou como entendo que possa ser resolvido algum problema que o leitor coloque.
O objetivo é proporcionar aos interessados uma moldura de conhecimento prático sobre a utilização dos large language models, como o popular ChatGPT, a partir da nossa experiência diária na VamoLáVer.
Regras
As regras são poucas e simples:
todas as perguntas sobre este assunto são bem vindas durante um período de duas semanas — entre 21 de outubro e 3 de novembro de 2024
responderei a todas da melhor forma por texto e no mais breve período de tempo que puder — não passo todo o dia ligado, mas passo uma boa parte
este AMA é de acesso exclusivo aos apoiantes desta iniciativa intitulada VamoLáVer.
Como funciona?
Utilize a zona de comentários para colocar as perguntas e dúvidas
Responderei ao comentário, atualizando ao mesmo tempo o texto da página, de forma a incluir pergunta e resposta
Nota bene
Usar um AMA em vez de simplesmente responder a perguntas por email (canal que, sublinho, está à disposição dos assinantes) tem a vantagem de permitir que cada um possa aprender com as perguntas dos outros.
Peço que as perguntas sejam sucintas e objetivas. Recordo que a minha experiência é eminentemente de índole prática e ainda que as questões relacionadas com o uso de language models e IA em geral me interessem e sobre várias delas tenha os meus two cents, é fácil encontrar na web two euros ou mesmo respostas muito mais valiosas que as minhas.
Resultados: como VamoLáVer usa a inteligência artificial
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a VamoLáVer para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.